O Dia Mundial de Luta contra a Aids é 1º/12.Na sexta-feira, estudantes de 18 estados vão aprender tudo sobre a doença.Vocês concordam que esse assunto deve ser abordado nas salas de aula?

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Questões sobre o livro Questões de arte

Questões de arte
Autor:
Cristina Costa
Editora:
Moderna, 2004. 2ª Edição


Questões apresentada a matéria de Estética,a professora Giovana Dantas.
  • Segundo a autora ,como uma pessoa acaba a apreciar de maneira estética o mundo que nos rodeia?

Resposta:Tomando como exemplo a leitura,o gosto por este ato vem com o incentivo(e convívio) diário.Livros espalhados pela casa,comentários interessantes sobre a leitura anterior ou atual,isso chama atenção de crianças que podem virar bons apreciadores de todas as artes.

Comentário:O incentivo à leitura e a os outros tipos de artes devem ser cultivado desde cedo,isso pode ser um estímulo a uma escolha profissional futura

  • De que depende a emoção artística?

Resposta:Da cultura,da sociedade em que se vive ,do tempo e principalmente das pessoas com quem convivemos.

Comentários:A sensação que cada pessoa tem a ouvir uma música,ao olhar um quadro etc.Tudo isso tem a ver com que presenciamos e guardamos ao longo da vida.

  • O que o belo realmente significa?

Resposta:Emoção na compreensão do que o artista quis passar com sua obra.E sensação de perceber o mundo pelos olhos do artista.

Comentário:Às vezes o belo está presente no que há de mais triste no mundo.Observando que essa beleza só é percebida com a sensibilidade de quem vê a obra.

  • Por que as pessoas até hoje confundem a beleza com o equilíbrio de formas e proporcionalidade de medidas?

Resposta:Com início na Grécia,mais ou menos no século V a.C., tudo que predominasse a harmonia,simetria ,o equilíbrio e a proporcionalidade era considerado belo.Após séculos essa imagem ainda predomina.

Comentários:Essa imagem de tudo com formas perfeitas acabou trazendo problemas ao mundo atual.Como doenças que mexem com o psicológico(anorexia e bulimia)relacionadas a procura da perfeição.

Nenhum comentário: